Os benefícios comerciais da adoção do LEI - LEI Portugal
A partir de 3 de janeiro de 2018, os LEIs são obrigatórios para todas as empresas que desejam continuar comprar ou vender valores mobiliários.

Os benefícios comerciais da adoção do LEI

LEI Portugal - LEI benefícios

Os benefícios comerciais da adoção do LEI


Os LEIs estão a ser rapidamente adotados por jurisdições em todo o mundo. Os códigos exclusivos de 20 dígitos são agora obrigatórios para muitas empresas que operam na Europa, América do Norte, Austrália e Ásia. Embora para a sua empresa seja obrigatório registar um LEI, a ampla adoção de LEIs comporta uma série de benefícios para empresas de serviços financeiros.

Promoção de eficácia

O relatório Fundação Global LEI (GLEIF) “Um Novo Futuro para a Identificação de Entidades Legais” descreve as dificuldades que os bancos enfrentam ao incorporar novos negócios. Mais de metade dos funcionários bancários que forneceram dados ao relatório afirmaram que é difícil e demorado localizar dados fiáveis ​​e certificados ​​sobre os seus potenciais clientes. Se considerar que muitas empresas de renome possuem 1.000 ou mais funcionários a tempo inteiro, dedicados à integração de clientes e, seguidamente, à manutenção das suas informações atualizadas, é fácil ver o quão significativo é o investimento de tempo. A base de dados LEI global pode diminuir substancialmente a carga administrativa associada à verificação do cliente.

Experiência melhorada do cliente

O relatório oficial da GLEIF sobre processos de integração sugere que 2 em cada 5 vendedores seniores estão preocupados com a perca de potenciais clientes durante o processo de integração como resultado da duração e complexidade do processo, bem como das informações que necessitam de partilhar. Os LEIs são capazes de reduzir a carga administrativa por parte do cliente, permitindo que os integre rapidamente e comece a providenciar-lhes os seus serviços.

Risco reduzido e tomada de decisão informada

A ampla adoção de LEIs resulta numa redução substancial do risco associado às transações financeiras no mercado global. Os LEIs são o padrão global para identificação. Usar informações associadas ao LEI de uma empresa significa que saberá com quem está a negociar e quem é o dono da mesma. O acesso a estas informações permite que avalie o risco de forma fiável e tome decisões informadas.

Custos mais reduzidos

Os LEIs podem reduzir os custos de integração em 10%, resultando numa redução geral de 3,5% nos custos operacionais do mercado de capitais só no setor bancário de investimento global. Em termos monetários, isto equivale a uma economia de US$ 150 milhões. No entanto, este número representa apenas parte da economia potencial mais ampla. A redução no tempo gasto pelos funcionários da sua empresa na verificação e atualização dos dados traduzir-se-á numa maior economia, sem mencionar a redução nos custos associados à localização de dados fiáveis. O acesso à base de dados LEI, que contém as informações atualizadas de uma empresa, é (e vai permanecer) gratuito.

Seja a solução

O setor de serviços financeiros está a mudar. Ao solicitar um LEI, estará a assumir o compromisso de promover a transparência no mercado global e criar um futuro melhor para todos os participantes do mercado.